BRASIL PROÍBE TESTES EM ANIMAIS PARA COSMÉTICOS

imagem: Pinterest

« Em março de 2023, O Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), publicou uma resolução que proíbe o uso de animais em pesquisa, desenvolvimento e controle de cosméticos, produtos de higiene pessoal e perfumes.
As novas regras da medida publicada nesta quarta-feira (1º) no Diário Oficial da União têm vigência imediata.
A resolução proíbe o uso de animais vertebrados nos casos em que os ingredientes e compostos já possuam segurança e eficácia comprovada cientificamente. Nas situações em que as fórmulas sejam novas e não tenham ainda evidência de segurança ou eficácia, a norma estabelece a obrigatoriedade do uso de métodos alternativos reconhecidos pelo órgão que substituem, reduzem ou refinam o uso de animais. »
(Via: CNN Brasil)

Mesmo que não seja a lei perfeita, não deixa de ser um avanço que nos impulsiona para seguir adiante…Mas é importante ressaltar:
● Marcas importadas ou nacionais que vendem na China CONTINUAM testando em animais como por exemplo: L’Oréal, L’Occitane, Maybelline, La Roche Posay, Neutrogena, e por aí vai (sim, a lista é gigantesca e interminável).
● A lei também não garante total interdição de testes, pois ela é falha e existem brechas ou dualidade de interpretação, e, como é impossível fiscalizar, infelizmente animais continuarão sofrendo em laboratórios para que pessoas usem perfume e batom.
● Não pensem que toda e qualquer marca nacional não será mais testada em animal. Sejam prudentes e éticos em suas escolhas, muitas marcas se utilizarão desta « lei » para dizer que são cruelty free, quando na realidade continuarão testando.
● Sobretudo se interessem e pesquisem sobre a causa. Existem informações esclarecedoras sobre o assunto e nunca dependam somente de posts de Instagram e do « TlkTok ». Lutar e defender o fim de testes em animais vai muito além e exige conhecimento sobre o assunto.
● E baixe apps que te ajudam saber quais marcas testam ou não: 🔸️ »Cruelty Cutter » do Beagle Freedom Project/🔸️ « Choose Cruelty Free » da Cruelty Free International /🔸️ « Bunny Free » da PETA. (Todas disponíveis para Apple e Android).

imagem: Moleque & Bisteca


♡Nossas outras redes: Instagram: /moleque_bisteca • Facebook: /molequebisteca